Escobase

por SERGIO, 14/01 às 18:36 em Grupo de Destaque II

Nossa História - Escobase

No então corrente ano de 2001, um grande desafio foi proposto ao acadêmico de Educação Física Sergio Garcia: fundar uma escolinha de basquete na Escola Santa Bárbara. Experiência como atleta, ele a tinha, fruto de sua vasta vivência nas quadras, defendendo equipes como Flamengo e a seleção carioca de basquetebol; mas como treinador, a missão seria muito mais difícil, afinal, ensinar qualquer outro esporte que não futebol no Brasil é tarefa das mais árduas.

Nascia então a escolinha de basquete da Escola Santa Bárbara, um projeto ousado que para ter sucesso dependeria da abnegação de seu fundador e do interesse dos alunos. E como determinação e amor ao esporte sempre pautaram a vida do Professor Sergio Garcia (Serjão), a escola pouco a pouco foi crescendo e formando equipes com as quais disputou várias competições estudantis, com destaque para o Intercolegial e o Vibração Nestlé. Mas, para conquistar vitórias com suas equipes, era necessário muito mais que experiência e força de vontade, era preciso trabalhar muito e formar atletas que encontrassem no basquetebol muito mais que um passatempo. Intensificados os treinamentos, já era hora de voltar a disputar os torneios, agora visando a um lugar no pódio, mas isso sem nunca abrir mão de princípios fundamentais da formação de um atleta, como disciplina, honestidade e cooperação.

E como o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é o dicionário, foi preciso percorrer uma longa jornada para que os resultados aparecessem: vice-campeão no juvenil masculino do II Circuito de Esportes, vice-campeão do II Rio Open juvenil masculino e, em 2004, campeões do III Rio Open juvenil masculino.

Nos anos de 2006 e 2008, várias competições foram vencidas e tantas outras não, ressaltando-se sempre que, ainda que não contasse com grande investimento, a escolinha de basquetebol do Santa Bárbara estava sempre entre as finalistas, ganhado cada vez mais respeito e credibilidade no cenário esportivo fluminense, inclusive cedendo atletas para agremiações como Vasco da Gama e Flamengo.

O ano de 2010 foi o ano em que as atividades da escolinha de basquete do Santa Bárbara quase se findou, tudo por conta do acúmulo de ocupações que o Professor Sergio Garcia (Serjão) se encontrava, porém sua dedicação e amor ao esporte não deixaram que a chama do seu sonho-missão se apagasse e, com o apoio indispensável do amigo Thiago Hilário, a escola passou por uma reformulação e, a partir de então, passou a ser chamada por "Escolinha de BaSe" ( escolinha de basquete do Serjão), quando finalmente atrelou sua imagem ao projeto.

Por Prof°.: Rafael Henriques da Costa.



ESCOBASE - © 2014 - Todos os direitos reservados - Gestão e Desenvolvimento por: